domingo, 12 de maio de 2024

Tríptico

 

 "Dotado de una capacidad de trabajo fabulosa, Mirabeau era un organizador nato. Donde llegaba ponía orden, sintoma supremo del gran político. Ponía orden en el bon sentido de la palabra, que excluye como ingredientes normales policía y bayonetas. Orden no es una présion que desde fuera se ejerce sobre la sociedad, sino un equilíbrio que se suscita em su interior."

José Ortega y Gasset em seu opúsculo "Tríptico: Mirabeau o el político. Kant- Goethe" brinda-nos com esta pérola do pensamento político.

De Mirabeau já sabemos um pouco, mas e de Kant e de Goethe?

Kant é o filósofo do "imperativo categórico", implícito na citação de Ortega y Gasset quando nos lembra que ordem é uma lei que se suscita desde o interior de cada um.

E Goethe? O que o poeta e escritor tem a ver com Mirabeau e Kant?

À primeira vista, nada... mas se lembrarmos de um outro grande político brasileiro, o gaúcho Assis Brasil, que em um só verso revela a função de Goethe: " o livro que amanha a alma"...

Em outras palavras: o papel do escritor e poeta é cultivar nosso interior.

Como disse Goethe: "Todos os dias deveríamos ler um bom poema, ouvir uma linda canção, contemplar um belo quadro e dizer algumas palavras bonitas."

Precisa dizer mais?...

 

Porto Alegre, 12 de maio de 2024.

Imagem:Tríptico

Edu Cezimbra

Nenhum comentário:

Postar um comentário