domingo, 24 de abril de 2022

Ortodóxia e Heterodóxia

 


Eudóxia, já nossa conhecida, aquela casada com Eulálio, lembra deles?, tem duas amigas bem próximas.

Ortodóxia é sempre pelo convencional, pelo que já é aceito sem discussão, por exemplo, o casamento religioso.

Heterodóxia nunca é convencional, sempre critica as convenções sociais.

Talvez, pela amizade com Eudóxia mantém boas relações.

Como fazem, não sei..

Vamos acompanhar, então, um encontro das três amigas, e cada leitor pode tirar suas conclusões...ou não...

- Vocês sabem a minha opinião sobre o casamento, tanto que estou casada há 25 anos com Fidélis - gaba-se Ortodóxia.

Eudóxia se apressa em felicitar Ortodóxia, enquanto Heterodóxia se remexe na cadeira.

- Pois eu nunca me casei, tenho meus casos e sou muito feliz! - reage Heterodóxia.

Eudóxia também se apressa em cumprimentar Heterodóxia, enquanto é a vez de Ortodóxia se remexer na cadeira.

- Para mim, a família é tudo! - proclama Ortodóxia.

- Para mim, a liberdade é tudo! - declara Heterodóxia.

Eudóxia complementa, apaziguadora:

- O que importa é ser feliz, cada qual a seu modo, não é "migas"?!

Por esta pequena amostra dá para entender porque as três amigas seguem se encontrando, não dá?...

 

Porto Alegre, 24 de abril de 2022.

Imagem:Pinterest

Edu Cezimbra

Nenhum comentário:

Postar um comentário