sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Balzaquianas


As balzaquianas são mulheres maduras, personagens do escritor francês Honoré de Balzac.

Palavra derivada do nome do próprio escritor (como é fácil perceber) que se tornou conotativa.

Quero aqui estender o significado da palavra. Balzaquianas serão mais que personagens de Balzac.

Balzac foi um mestre em descrever, a partir da cena parisiense, emoções universais.

Entre elas, desejos febris inúteis ambições, das quais não procuramos cura, no dizer de Paul Brüton.

Ao ler esta conversa entre o quarentão ambicioso Vautrin e o jovem estudante sonhador Eugéne, no romance “Tio Goriot”, não pude deixar de associar com a atualidade brasileira:

Faço o inventário dos seus desejos a fim de lhe formular uma pergunta. E essa pergunta, ei-la: temos uma fome de lobo, os nossos dentinhos são incisivos, como faremos para encher a panela? Em primeiro lugar, há que empinar o código; não é divertido e não se aprende nada, mas é preciso. Seja. Tornamo-nos advogado para chegar a Presidente de um Tribunal, mandar para o degredo pobres-diabos, que valem mais do que nós, com a marca de ferro em brasa no ombro, a fim de provar aos ricos que podem dormir tranquilamente. Não é agradável, e além disso demora muito. De entrada, dois anos em Paris, a olhar para a papa-fina de que somos gulosos, sem poder tocar-lhe. É fatigante, desejar sempre sem nunca poder satisfazer o desejo.”

Pois é, caro e raro leitor, depois de Balzac há pouco a acrescentar sobre as "balzaquianas" inúteis ambições e desejos febris dos juízes brasileiros, é ou não é?

Porto Alegre, 24 de agosto de 2018.
Imagem Google: Rastignac e Vautrin, Albert Lynch
Edu Cezimbra

Nenhum comentário:

Postar um comentário