sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Feito cão e gato



Quando sob o mesmo teto, cão e gato até conversam.

- Eu sou um cachorro de raça, admirado pela fidelidade - exibia-se o cão.

- Fidelidade, não conheço, é uma cadela, por acaso?

- Pra ser sincero, não sei bem o que é, mas meu dono sempre fala isso de mim...

- Eu não tenho dono, deve ser por isso que não conheço a tal fidelidade.

- Como assim, não tem dono?!! - espantou-se o cão.

- Sou um gato independente...- jactou-se o bichano.

O cão fez aquela cara de quem não entendeu nada e o gato explicou assim:

- É que eu não obedeço a ninguém.

O cão, muito obediente, pois fora adestrado por um treinador, escandalizou-se:

- Que horror, como ousas?!!

- É preciso ousadia para desobedecer - aproveitou a deixa o esperto gato.

- E como fazes para viver sem dono?

- Ora, simplesmente vivo a minha vida sem preocupações.

 O cão não escondia sua perplexidade, dando voltas em torno do gato.

- Como pode alguém viver sem preocupações?!!

- Eu não me preocuparia com isso...

- Eu me preocupo com meu dono! Sem ele eu não teria a ração diária nem meu passeio na coleira.

- "Teu" dono também me dá ração, só não me leva pra passear...

- Então, como não lhe obedecer?!!

- Ora, seu bobo, ele é que me obedece quando lhe ordeno que me dê ração...

A esta altura da conversa o cão começou a rosnar e latiu:

- Só não te mato porque sou um cão adestrado!

- Nem todo cachorro mata o gato, mas todo gato mata o rato - riu-se o felino, correndo atrás de um ratinho que por ali passava.

Moral da fábula: o cão é moral, o gato é amoral.


Porto Alegre, 20 de setembro de 2019.

Imagem: Google

Edu Cezimbra

-


Nenhum comentário:

Postar um comentário