sábado, 28 de setembro de 2019

Esses índios aí

Garantir a terra e a sobrevivência desses índios é aumentar a riqueza da experiência humana. A deles e a nossa. E, mesmo que não fosse, mesmo que "esses índios aí" não pudessem trazer nada de bom para nós, ainda mereceriam as reservas. Porque eles existem. Simples assim.(Antonio Prata)
Se pudermos alcançar, minimamente, que seja, o que significa para a identidade brasileira a herança dos nossos índios pararíamos de imediato com tudo o que estamos fazendo aos nossos povos indígenas.

E mais, se você fosse índio e sentisse na carne tudo o que estão fazendo a esses povos e a sua terra sagrada?

Talvez, nem precisasse ser um índio. Basta ser alguém que pense grande , com o coração e a mente, sobre a relevância deste tema para os destinos do nosso país e de nossa gente. Como assim, pergunta você, talvez intrigado com a minha colocação aparentemente exagerada.

Coloco, então, da seguinte forma: e se esses povos possuíssem segredos que, se revelados, mudassem para melhor, o rumo de nosso país?

Algo que nos destacasse e diferenciasse no concerto das nações...

Pois é, acontece que os nossos povos indígenas, de fato, guardam algumas informações valiosas para nós. Especialmente no que diz respeito à nossa capacidade de sobrevivermos nas próximas décadas

Começa pela maneira que estes povos tratam a terra onde vivem. Nestes lugares a mata está em pé, povoada por pássaros, animais e peixes em abundância.

Até um tempo atrás. você poderia pensar. “eu com isso?!”...

Acontece que a preservação de uma floresta nos diz respeito, e muito mais do que muita gente boa imagina, embora possa sentir na pele e no bolso os efeitos da mudança climática.

Por isso, e muito mais, "esses índios aí" merecem viver!



Porto Alegre, 28 de setembro de 2019.

Imagem: Save the Amazônia

Edu Cezimbra

Nenhum comentário:

Postar um comentário