segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

O Burro e o Cavalo

 


Um cavalo puro-sangue passeava com seu altivo cavaleiro em uma estrada rural.

Ao chegarem a uma estalagem, o cavalo foi obrigado a ficar com um burro na estrebaria.

O cavalo relinchou alto em protesto contra o que considerou uma companhia que não estava à altura de sua posição social.

- Mantenha distância, sua besta de carga, como ousas frequentar o mesmo lugar de um cavalo de alta linhagem como eu?!

O humilde burro pediu vênia por lembrar que chegara antes na estrebaria, mas emendou:

- Como diz o velho ditado: os incomodados que se retirem...e o portão é serventia da estrebaria...

- Como te atreves a dirigir-me palavras tão vulgares, sua alimária repulsiva?!

O burro que já espera a reação do cavalo mexeu as orelhas, divertido, e retrucou:

- Alimária, que seja, mas não esqueças que estamos na mesma estrebaria...

- E daí, o que isso tem a ver?! - coiceou o cavalo, furioso.

- Só para constar, meu caro, sou um burro velho e conheço muitos cavalos de raça.

Ora, isso não te dá o direito de ser tão desrespeitoso para comigo!

O burro velho encerrou a discussão, zurrando:

- Tu não gostas de mim mas a sua mãe gosta, e a propósito, recomendaçãos a ela e à sua meia-irmã!

Moral da fábula: em uma democracia racial todos tem os mesmos direitos.


Porto Alegre, 17 de janeiro de 2022.

Imagem: Pinterest

Edu Cezimbra

Nenhum comentário:

Postar um comentário