terça-feira, 10 de outubro de 2023

Ouro Preto

 

Quem já viajou para cidades brasileiras consideradas Patrimônio Histórico percebe logo ao chegar por que Ouro Preto era chamada de Vila Rica.

Uma arquitetura colonial com muitas igrejas revestidas de ouro, arte barroca única no mundo, rococó deslumbrante, graças à genialidade de seus mestres.

Chegamos por um atalho na Igreja de São Francisco de Paula e logo um guia negro nos passou a versão da história contada pelos seus antepassados africanos escravizados que ergueram essa e as outras igrejas de Ouro Preto.

Caiu um cisco no olho ao ouvir sua história e ao me deparar com tanta arte sacra de rara beleza.

Uma das magníficas igrejas é obra do Aleijadinho, para mim uma das mais bonitas por suas torres e fachada arredondadas e seu interior pintado por Mestre Ataíde.

Deixamos o carro alugado na entrada da cidade histórica e fomos a pé subir as suas ladeiras históricas, toda ela construída nas montanhas de Minas Gerais, com as igrejas erguidas no alto.

A casa onde se reuniam os Inconfidentes ficou isolada da cidade como se fosse proibida para os moradores.

O sobrado onde residiu Tiradentes tem uma placa de bronze alusiva ao fato.

Museus e  galerias de arte exibem arte sacra e as pinturas de Guignard louvado por Cecília Meireles:

     “E ali na rua das Flores
      Na varandinha do bar,
     Tem a figura risonha
     Do grande pintor Guignard
     Que Deus botou neste mundo
     Para Ouro Preto pintar”.
 
Uma outra visita interessante é a visita guiada pela casa onde provavelmente residiu Aleijadinho em seus primeiros anos de vida com seus armários de fundo falso para fuga dos sonegadores do "quinto"com acesso para uma mina e seu santinho do pau oco para o contrabando de ouro.
 
Uma história arrepiante é a que ouvimos na Igreja das  Mercês de Baixo, onde, na sua entrada encontra-se a sepultura de um juiz paulista que assassinou a filha errada por uma gravidez indesejada da outra  filha e após suicidou-se.

Nesse dia realizava-se uma vigília junto às imagens do Bom Jesus e de Nossa Senhora para após a missa saírem em procissão pelas ruas estreitas de Ouro Preto em cumprimento de acordo entre duas irmandades.
Caminhamos muito para ver um pouco de Ouro Preto abastecidos com doce de leite em cubos e café do cerrado mineiro como energéticos.

Até brinquei com um segurança que cansei de Ouro Preto depois de subir e descer tantas ladeiras ao que ele riu muito...


Porto Alegre, 10 de outubro de  2023.
 
Imagens: arquivo pessoal

Edu Cezimbra

Nenhum comentário:

Postar um comentário