quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Em Segredo


 

  "Ao regressar, à noite, à Rua de Saint-Victor, Laurent discutia consigo próprio longamente se devia ou não tornar-se amante de Teresa.
- Aqui está uma mulher que será minha amante quando eu quiser. Está sempre ali, a meu lado, olhando para mim, medindo-me, pesando-me... Treme, tem uma figura esquisita, muda e apaixonada. É certo que tem necessidade de um amante; isso vê-se-lhe nos olhos...
É preciso dizer que Camilo é um pobre diabo.
Laurent ria interiormente, ao lembrar-se da magreza pálida do amigo."
 

Emile Zola, em "Teresa Raquin", conta-nos da paixão avassaladora de Teresa por Laurent.

Como lemos no excerto acima do livro de Zola, inicialmente, Laurent estava em busca de mais uma de suas aventuras sexuais, apenas. 

Aliás, diga-se de passagem, no filme a "discussão íntima" é retratada, tão somente,  por um sorriso maldoso de Laurent.

Mas, qual homem não se deixaria envolver por uma mulher ardentemente apaixonada?

Após muitos encontros furtivos, os amantes apaixonados decidem ficar juntos por meio de uma medida extrema.

Erro fatal, como veremos no filme...

Digno de nota, para quem leu o livro, a reconstrução sombria do lugar onde morava Teresa, seu marido doente e sem libido, Camilo, e sua mãe superprotetora.

Ressalto a atuação especial de Jessica Lange, no papel de sogra e tutora de Teresa.

Eis um filme que nos deixará com vontade de ler o livro "Teresa Raquin", de Emile Zola -, ou reler... 



 

Porto Alegre, 22 de fevereiro de 2024.

Imagens:cena e poster do filme, Google

Edu Cezimbra

Nenhum comentário:

Postar um comentário