quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

A Cidade Mais Italiana do Brasil

 


Há tempos tinha vontade de conhecer Antônio Prado.

Seja a convite de amigos da agricultura ecológica da AECIA quanto pelas imagens da cidade, cenário do filme "O Quatrilho".

Na viagem até Antônio Prado passamos por cidades da imigração italiana, entre elas, Caxias do Sul, Farroupilha e Flores da Cunha.

Região industrial do Rio Grande do Sul, intercalada por fábricas e vinhedos, onde a modernidade anda de mãos dadas com a tradição.

Tudo isso erigido nos altos da Serra Gaúcha, que nos brinda com paisagens espetaculares.

 O novo hotel de Antônio Prado, construído no alto de um morro, cercado por araucárias, propicia uma vista panorâmica da pequena e aprazível cidade.

O honroso título de "A Cidade mais Italiana do Brasil" deve-se ao seu casario do Centro Histórico tombado pelo IPHAN.

São os 48 sobrados, a maioria de madeira, típicos da região italiana do Vêneto, que tornam Antônio Prado diferenciada das outras cidades da Serra Gaúcha.

Por esse motivo, a cidade recebe a visita de estudantes de Arquitetura de todo o estado para conhecer o estilo colonial italiano preservado.

Vale parar em cada prédio tombado e ler as placas contando a história da construção e de seus moradores narrada em dialeto vêneto pelos descendentes dos colonos italianos.

Na Praça Giuseppe Garibaldi vemos a estátua do "Herói de Dois Mundos" e a coluna "Leone Nelle Piazza", comemorativa aos 138 anos da chegada dos imigrantes do Vêneto no Brasil.

O Centro Histórico já é um museu a céu aberto, mas não deixe de visitar a Casa da Neni, o Museu Municipal, primeira casa da cidade a ser tombada.

Vale o esforço de subir as "Escadarias da Fé" pois se é recompensado pela bela vista da cidade.

Posso dizer que matei a vontade de conhecer Antônio Prado e permanece vivo o desejo de voltar...

 

Porto Alegre, 28 de fevereiro de 2024.

Imagem:divulgação

Edu Cezimbra

Nenhum comentário:

Postar um comentário