Santa e Klampus, alguém conhece esta história da origem do "Papai Noel'?
Foi assim: a igreja católica, em seus primeiros passos na Europa, para sobreviver e mesmo criar sua doutrina assimilou várias tradições, entre elas a celebração do solstício de inverno, época de colheita por lá, com rituais de agradecimento aos deuses que incluíam presentes para as crianças em nome de entidades da natureza benfazeja
A figura do fauno, entidade da natureza, livre e selvagem, foi em um primeiro momento demonizada e aprisionada (vide correntes) e passou a acompanhar São Nicolau como um demônio que tinha as funções de ajudar o "Papai Noel" a distribuir os presentes e bater com uma vara nas crianças desobedientes (mas pensem comigo, quem era mesmo o Deus barbudo da tradição nórdica, anterior ao do Cristianismo? Odin e sua relação com a árvore onde faz a sua iniciação pendurado de cabeça para baixo...)
Depois de um bom tempo a figura do Klampus foi eliminada da lenda de São Nicolau, mas permanece viva no dia 5 de dezembro com pessoas fantasiadas de fauno com muita correria e susto entre as crianças europeias. Ah sim, St. Nick ganhou sua própria data, claro: 06 de dezembro!
Porto Alegre, 19 de dezembro de 2024.
Imagem: Facebook
Edu Cezimbra
Nenhum comentário:
Postar um comentário