terça-feira, 18 de outubro de 2022

Atestado de Bom Antecedente

 

Como todos sabemos, para ter direitos de cidadania é preciso apresentar o "atestado de bons antecedentes".

Não basta ter bons ascendentes ...

Há quem jure de pés juntos que as duas condições andam juntas e abraçadas.

Às vezes, para garantir o direito de herança carece, além do "atestado de bons antecedentes", o teste de paternidade.

Meu velho pai dizia, ironicamente, que "pai é quem cria"...

Embora, no caso dele, o direito à herança de Cezimbra , estancieiro e proprietário de firma foi dado a seu pai pelo instituto da adoção.

Este mesmo Cezimbra que virou personagem do romance "Estrada Nova", do quaraiense Cyro Martins: "Sem dúvida, Cezimbra enriquecera com sua ajuda..."

Muitos filhos "ilegítimo" não obtém este direito de reconhecimento da paternidade.

É que no Brasil tudo é relativo...

Numa sociedade hipócrita e intolerante o sangue e o DNA só valem para os "legítimos herdeiros".

Os "ilegítimos herdeiros"  que requerem o direito de herança precisam travar batalhas judiciais  para obterem reconhecimento de paternidade.

Meu velho pai e seu irmão já nasceram pobres por causa da quebra da bolsa de Nova Iorque, em 1929, e da "grande depressão" que se seguiu.

Mesmo assim, deixou-me uma herança valiosa: a de ter um pensamento crítico e não ceder aos desmandos dos ditadores nem aos ditames dos pastores.

E ele só foi até a 4ª série...

Hoje, quando meu velho pai, Caco Cezimbra, completaria 90 anos de vida deixo aqui  o meu reconhecimento por ter me garantido este "atestado de bom antecedente".

"Tal pai, tal filho"...


Porto Alegre, 18 de outubro de 2022.

Imagem:arquivo pessoal

Edu Cezimbra

3 comentários:

  1. Ah... Que bonito! Agora entendi o outro post. Desconsidere a pergunta feita por lá: já foi bela e profundamente respondida... K.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Keyla. Cezimbra é um sobrenome bem conhecido no RS, mas eu sempre aviso que não sou parente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber. Eu não sabia que era um sobrenome comum. Você é o primeiro que vejo.

      Excluir