"Quando eu era jovem", escreveu Théophile Gautier, "não poderia aceitar como poeta lírico quem estivesse pesando mais que noventa e nove libras." (Note-se que Gauthier diz poeta lírico, aparentemente conformado com o fato de que os romancistas tinham de ser feitos de matéria mais rústica e pesada.) Gradativamente, o aspecto do tuberculoso, que simbolizava uma atraente vulnerabilidade, uma sensibilidade superior, tornou-se cada vez mais a aparência ideal das mulheres, enquanto os grandes homens dos meados e fins do século XIX engordaram, fundaram impérios industriais, escreveram centenas de romances, fizeram guerras e saquearam continentes.
A citação de Téophile Gautier sobre o pré-requisito para ser um poeta lírico é paradigmática do romantismo.
Note que 99 libras são menos de 50 quilos.
Com este peso pena os poetas lírico só saiam à campo em busca de inspiraçã com "céu de brigadeiro".
Susan Sontag utiliza a citação do Gautier para espinafrar os grandes homens sem deixar de fora as mulheres magras...
Interessante (sinônimo de romântico), não?
Sontag, nesse capítulo de seu livro "A Doença como Metáfora" escrevia sobre a tuberculose, doença que para os românticos manifestava a sensibilidade superior e a espiritualidade elevada dos tuberculosos.
Desnecessário me alongar sobre a citação...
Fica o registro, com a ressalva: os romancistas são grandes homens, com muito fôlego, pois escrever grandes romances é uma prova de atletismo, como já escreveu um filósofo...
Porto Alegre, 17 de maio de 2023.
Imagem:Kate MacDowell, Revista Germina
Edu Cezimbra
É ...fora nomes como Ferreira Goulart, Paulo Lemisky , ...., A condição de poemar é sinônimo de quem não está fazendo algo de produtivo. Embora que pra poemar ,a rima a métrica ,a percepção,a natureza feminina das. coisas são requisitos de um temperamento avido de acordes gramaticais.
ResponderExcluirSusan Sotag em seu livro "Contra a Interpretação" coloca bem a questão do Artista em distinçao da Obra .