O jovem médico idealista cuida dos feridos na Guerra Civil Espanhola em 1936.
A divisão da Espanha entre republicanos e fascistas não impede que o Dr. Garcia ajude Amparo, sua vizinha de apartamento, uma fascista assumida.
Começa então uma história tumultuada, cheia de reviravoltas entre os dois e seus pacientes.
Digno de nota como as histórias da Guerra Civil e da II Guerra Mundial são contadas através dos dramas pessoais de suas personagens em luta pela sobrevivência.
O fascismo perdeu a guerra mas a Espanha franquista mantém seu ditador e serve de ponte para os nazistas alemães fugirem para a Argentina de Perón.
Nessa longa guerra que prossegue como "guerra fria" as peças do xadrez geopolítico são movidas contra a "ameaça comunista" e quem sofre são os amigos espanhóis separados pela clandestinidade.
O reencontro ocorre na história com a morte do ditador Franco e com o início da sangrenta ditadura militar argentina em 1975.
Os pacientes do Dr.Garcia foram derrotados pela geopolítica mas alguns sobreviveram para contar essa trágica história...
Porto Alegre, 5 de maio de 2023.
Imagem: cartaz da série
Edu Cezimbra
Legal. Vou enviar pra minha filha Juliana Vieira Costa . Ela fez História da Arte e se qualificou na França em 2022. Obrigada
ResponderExcluir