terça-feira, 11 de julho de 2023

Entrevista com Tartufo

 

A cena ocorre na Bastilha.

Molière, o autor, e Tartufo, a personagem estão cara a cara, separados pelas grades da prisão.

Molière, com muito tato, pergunta a Tartufo:

- Senhor Tartufo, conte-nos como viestes parar na Bastilha...

Tartufo coça a cabeça, olha para o teto da prisão pensando em mais uma das suas falsidades:

- Meu digníssimo senhor Molière, hás de convir que pela minha dedicação ao Céu e aos mandamentos da Igreja essa foi a maior das injustiças - data venia - cometida pelo nosso augusto Príncipe.

Molière ajeita a longa peruca, alisa seu vistoso lenço de renda e quer a confissão dos crimes de Tartufo:

- Diga-nos, senhor Tartufo, sem tergiversações, o que lhe fez cair nessa horrenda masmorra.

Tartufo, sempre atento às oportunidades, cobra de Molière:

- Contar-lhe-ia,  sem mais delongas e com riqueza de detalhes, se Vossa Senhoria arranjar-me uma boa, digo mais, polpuda doação...

Molière, que conhece bem a personagem Tartufo, massageia o seu ego:

- Senhor Tartufo, sua recompensa será a fama e a imortalidade.

A Tartufo seduz a fama, embora não lhe seduza a imortalidade na Bastilha:

- Meu nobre senhor, falai-me mais dessa imerecida e gratuita fama...

Molière não tem papas na língua e traça o retrato falado do tratante Tartufo:

- Teu nome, Tartufo, será eternamente associado com a personificação do homem cínico, inescrupuloso, que abusa da credulidade e da boa fé alheias com a perversa intenção de enriquecer ilicitamente com a fortuna do próximo.

Tartufo não perde a pose, finge que não lhe diz respeito o ácido julgamento de Molière e proclama:

- A tremenda injustiça cometida contra a minha devota e pia pessoa será sentida por muitos Tartufos no futuro!

Molière balança negativamente a cabeça e cai o pano na Bastilha...


Porto Alegre, 11 de julho de 2023.

Imagem: cena de Tartufo

Edu Cezimbra

Um comentário: