domingo, 3 de dezembro de 2023

Olhos que Condenam

 


Minissérie da Netflix "Olhos que Condenam" conta o caso que ficou conhecido como "os 5 do Central Park" no qual 5 adolescentes negros do Harlem foram condenados pelo estupro de uma corredora do parque nova-iorquino.

Os 5 jovens negros participavam de um rolezinho no parque onde foram detidos pela polícia por perturbação da ordem pública.

O pesadelo começa quando uma detetive, ao invés de encaminhá-los à Vara de Família os leva para a delegacia onde são submetidos à tortura psicológica e física.

O caso despertou uma onda de indignação entre a  população negra de Nova Iorque pela forma racista como a investigação foi conduzida.

A minissérie conta com detalhes como se deu o processo penal eivado de erros jurídicos que condenou os 5 adolescentes negros reportando o desespero e a impotência dos familiares e amigos dos jovens negros.

Até o demagogo Trump vira personagem quando exige o retorno da pena de morte para os adolescentes negros.

Para ter uma ideia desse processo kafkiano basta saber que os adolescentes cumpriram penas entre 6 e 14 anos.

"Olhos que condenam" causa uma sensação de angústia ao vermos a tremenda injustiça perpetuada contra esses jovens negros que tiveram suas vidas destruídas por um sistema penal racista e desumano.

Para "os 5 do Central Park" ficou a amarga lição de que um rolezinho no parque pode ser deveras perigoso...


 


Porto Alegre, 3 de dezembro de 2023.

Imagem: divulgação

Edu Cezimbra

Nenhum comentário:

Postar um comentário