sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Setembro




"Quando entrar setembro"...

A canção de Beto Guedes, "Sol de Primavera", evoca a chegada de um tempo melhor.

No sul do Brasil, temos o anúncio da "boa nova" de um tempo mais quente, ou melhor, menos frio...

Antigamente, há cinquenta anos atrás (bota antigamente nisso!), era a época que se começava a ouvir os apitos estridentes dos vendedores de picolé, os "picoleteiros", em seus carrinhos de madeira.

Hoje escuto encantado a cantoria dos sabiás, mas na infância o silvo que me encantava era o dos vendedores ambulantes de picolé (ou gelado de água).

 Outro marco do setembro da minha infância era a "Parada da Mocidade", o desfile das escolas no Dia da Independência, era um acontecimento para mim,  nem tanto pela "Semana da Pátria", mas por ser a "Semana do Picolé".

Além do picolé havia outra expectativa: a chegada das férias de verão, contagem regressiva, após um ano letivo interminável para mim.

Claro, havia também o sorvete, mas para saboreá-lo tínhamos que ir até os bares, que detinham a máquina mágica do sorvete...

No "tempo antigo" as estações do ano eram muito definidas, por isso essas lembranças tão marcadas do início da primavera.

Óbvio, havia também hábitos bem definidos: "gelados" só depois do fim do inverno, naturalmente...

Outra lembrança "deliciosa", essa do ano todo, era a das barrinhas de chocolate "Refeição" da Neugebauer. 

Comprava dez(!) barrinhas por 1 cruzeiro, antes de ir para as aulas, e chegava "chapadão" na escola...

Dava para aguentar as aulas, enquanto aguardava ansioso a "hora do recreio", onde a recompensa por tamanho suplício era um cachorro-quente que comprávamos no bar da escola,  apenas pão, molho e salsicha...

Havia só um outro lugar em que podia comer um cachorro-quente, era uma carrocinha, dessas que os pipoqueiros ainda usam nos parques, que estacionava na esquina das ruas principais da cidade.

O vendedor perguntava: "molho ou mostarda?", - não pode ser os dois?; aí é mais caro, respondia carrancudo.

- Molho ou mostarda, esse era o atroz dilema naquela época áurea, embora preferisse o molho, que a mostarda é picante, conforme constatei uma única vez... 

E você, caro e raro leitor, "molho ou mostarda"? 

Enquanto você decide vamos escutar a tocante canção do Beto Guedes?

 


Porto Alegre, 1º de setembro de 2017.

Foto: Google

Edu Cezimbra

Nenhum comentário:

Postar um comentário