sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Ambição e Desejo


A Ambição e o Desejo não conversam entre si. 

Não necessitam dialogar. 

Em seus monólogos paralelos se sustentam um ao outro.

O que têm em comum?


- Eu ambiciono...


- Eu desejo...


- Eu cobiço...


- Eu seduzo...


- Eu ordeno...


- Eu atiço...


A um observador desatento, como o Amor, seria impossível discernir quem fala o quê...


O Amor não entenderia tanto "eu isso, eu aquilo, eu, eu..." já que fala a língua do "nós".


A Ambição é ególatra e o Desejo egoísta.

A Ambição se basta e o Desejo se acaba...

- Eu possuo...

- Eu quero...

- Eu compro...

- Eu consumo...

E, assim vão,  a Ambição e o Desejo, na mesma barca de Caronte, falando sozinhos, atravessando o Estige até o purgatório.

O Amor fica se perguntando, compadecido: 


- Como podem? Que pena, tanto desperdício, tanta crueldade, tanto sofrimento eternos...


Porto Alegre, 27 de ooutubro de 2017.

Foto: cena de "Contos de Hoffmann"

Edu Cezimbra





Nenhum comentário:

Postar um comentário