sexta-feira, 20 de março de 2020

O Livro e o Celular


O celular debochou do livro, assim, na lata:

- Por que andas tão fechado, ultimamente?

O livro, que era letrado, percebeu a maldade do celular e respondeu irônico:

- Antes fechado, mas com conteúdo...

- Conteúdo não enche barriga - respondeu o celular, sem entender a ironia.

- Celular vazio não para em pé... - prosseguiu o livro na mesma micro-onda.

- Meu dono sempre recarrega minha bateria - replicou o celular sem ainda perceber a analogia -  e tu aí, abandonado nesta estante empoeirada!

- Quem tem a companhia de livros nunca se sente abandonado - minimizou o livro, cônscio de seu valor.

- Pois eu estou sempre sendo exibido por meu dono, sempre na companhia de muitos celulares, por onde quer que eu vá! - exibiu-se o vistoso celular.

O livro coçou uma das orelhas para depois responder com presença de espírito:

- Pois quanto a mim, prefiro ser um livro famoso a um anônimo na multidão...

- Ora, quem tu pensas que és?!! - irritou-se o celular, tocando um sertanejo universitário, o seu toque de chamada.

- Eu sou "O Vermelho e o Negro" - apresentou-se com uma mesura o livro, como um clássico da literatura universal.

- Um comunista!!! - denunciou o celular ...

Moral do apólogo: mais vale um livro de ficção do que um celular cheio de fake news.


Porto Alegre, 20 de março de 2020.

Imagem: Pinterest

Edu Cezimbra

2 comentários: