quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

A Coruja e o Pavão

 


Uma coruja, num galho de árvore, observa um pavão na trilha da mata.

- Lá vem aquele pavão se pavoneando todo...

O pavão abriu seu fulgurante arranjo de penas coloridas, falando baixo.

- Olha só, a coruja olhando tudo ao redor, vai morrer de inveja da minha beleza.

- O pavão não perde a chance de se exibir, acha que trilha é passarela do samba.

- A coruja sempre de olho grande, desdenhando toda minha beleza, girando aquela cabeçona pra não me ver...

- Bom dia, Senhor Pavão, achei que o carnaval já tinha passado - piou a coruja.

- Como vai, Dona Coruja? - pois sempre é tempo de embelezar o caminho com minhas lindas penas, não achas?

- Então, aproveito o seu desfile para lhes apresentar meus filhotinhos, olha só que coisas mais lindas!

 Minha nossa, com olhos tão grandes e míope - pensa o pavão com suas penas.

- Muito fofinhas as corujinhas, sim senhora, parabéns, Dona Coruja! - mente o pavão, elegantemente.

- Obrigado, senhor Pavão, tens muito bom gosto mesmo!

Quem ama o feio, bonito lhe parece - ri-se por dentro o pavão.

- Até mais ver, Dona Coruja, vou prosseguir o meu desfile, digo, meu passeio, foi um prazer falar consigo!

- Passar bem, senhor Pavão, sorte na apuração! - ironiza a coruja.

Beleza não põe a mesa, mas dá um bom prato - consola-se a coruja, corujando seus filhotes.

Moral da fábula: quem muito se exibe atrai olho grande.


Porto Alegre, 24 de fevereiro de 2021.

Imagem: Google

Edu Cezimbra

Nenhum comentário:

Postar um comentário