terça-feira, 30 de março de 2021

Os Miseráveis




"Os Miseráveis", versão brasileira, Jean Valjean é João Varjão.

- "Miserável" é a mãe!

- "Miserável" quem me chama!

- Sem ofensas, seu João...

João Varjão não aceita a pecha de "miserável".

-Eu não sou miserável, tenho meu orgulho! Eu roubo pra ganhar a vida!

Não há sociologia que explique essa situação.

Talvez a psicologia ajude, mas a literatura é imprescindível.

Não temos Victor Hugo, porém temos Jorge Amado.

Temos, além do mais, a experiência doída de vários governos neoliberais.

Neles se aprende que trabalhadores são vagabundos.

A culpa é do povo que não sabe votar.

O "mercado" está de portas abertas para quem puder pagar.

Fracasso é coisa de perdedor que não trabalha.

Trabalho tem, não querem trabalhar.

Por aí vamos, mostrando que a miséria é culpa dos miseráveis.

A diferença entre "Os Miseráveis" de Victor Hugo e os nossos é que no francês houve a Revolução Francesa e a Comuna de Paris.

Aqui, só golpes dos miseráveis...


Porto Alegre, 30 de março de 2021.

Imagem: Carybé, Google

Edu Cezimbra

Nenhum comentário:

Postar um comentário