sexta-feira, 4 de maio de 2018

A Roda da Ganância



Entre o medo e a ganância flutua o mercado financeiro, mas também a especulação e a fraude financeiras.

Marx emitiu um axioma: “A luta de classes é o motor que gira a roda da história”.

Ouso dizer que o medo é o motor que gira a roda da ganância. Não um medo qualquer, mas um medo bem específico: o medo de passar fome…

A fome sempre foi uma praga para a humanidade. Doenças e epidemias devastaram continentes inteiros com um saldo trágico de milhões de mortes. 

Então junto com o medo da fome vêm os medos de doença, da miséria e da morte, concorda?

Concordando ou não, acompanhe o meu raciocínio, faz favor…

Esse medo inato, atávico, acompanha os homens desde o berço até o túmulo. - Ave Maria!

O que fazem os homens desde então? Acumulam da forma que podem, uns mais outros menos, uns especulando na bolsa, outros guardando seus trocadinhos na poupança e ainda tem quem guarde no cofrinho com a forma de um porquinho, que fofo…

O porquinho vai engordando junto com o dono, irremediavelmente. E aí uma das razões inconscientes para essa epidemia de obesidade que faz com que muitos filhos morram antes dos pais, atualmente.- Cruz, credo!

Pense comigo, caro e raro leitor: com toda essa crise o que fazem os comuns dos mortais: comem muito para acumular gordura para queimar durante a crise, percebe?

E daí é um pulinho para ficar de "olho gordo" no porquinho dos outros, o que se comprova com todas as grandes e pequenas corrupções tão ao gosto dos fascistas de plantão como pretexto para golpes.

Portanto, é muito possível que o medo venha antes da ganância, mostrando que a ordem dos fatores altera o produto (lá se vai um axioma matemático)…


Longe de mim querer quebrar axiomas… mas aqui para nós, quando vejo o medo tornando-se ganância e provocando tantas tragédias pessoais e coletivas mundo a fora dá uma vontade danada de gritar: - Coragem, não há motivo para tanta ganância! 

Porto Alegre, 4 de maio de 2018. 
Imagem: Banksy
Edu Cezimbra

Nenhum comentário:

Postar um comentário