terça-feira, 15 de maio de 2018

Cães e gatos e ratos


Cães e gatos sempre foram inimigos. Mais correto dizer que cães caçam gatos implacavelmente. Os gatos, por isso, estão sempre rosnando contra cachorros de estimação.

Gatos e ratos sempre foram inimigos. Mais correto dizer que gatos caçam ratos implacavelmente. Os ratos, por isso, embora não rosnem para gatos, evitam os gatos de estimação instintiva e inteligentemente.

Quando cães se juntam em bando formam um grupo agressivo de animais que aí, além de gatos e raposas, entre outros, ousam atacar pessoas, especialmente as que tem medo deles.

Inacreditável, mas há pessoas que além de medo de cachorros tem medo de gatos e de ratos, abrangendo os temores particulares de cada um deles.

E, ironia da história, são as pessoas que juntam cães, gatos e ratos. Os seres humanos domesticaram cachorros e gatos pela necessidade e pela afetividade, nessa ordem.

E aí começam os problemas, pois pessoas - não todas, mas muitas -, são muito irresponsáveis com seus “pets”.

Assim, abandonam seus animais de estimação em lugares afastados, que começam a se encontrar e, naturalmente, a procriar, pois não foram castrados por seus irresponsáveis “donos”.

Cães e gatos estão espalhados mundo a fora, assim como os ratos. Estes espalharam bactérias causando pestes que dizimaram milhões de pessoas devido à falta de higiene e alimentação deficiente dessas populações.

A história tem muitos desdobramentos, pois além de cães caçarem gatos e gatos caçarem ratos também caçam pequenos animais silvestres e aves colocando em risco muitas espécies.

Porém, sejamos justos, a espécie humana, é hors concours nesse aspecto. Impressionante como nos proliferamos e viramos uma praga para o planeta juntamente com todas as outras espécies que domesticamos e exploramos.

Assim, antes de reclamarmos de cães, gatos e ratos, que se multiplicaram caoticamente por todo o mundo, deveríamos nos perguntar o quanto esses animais nos refletem implacavelmente...

Porto Alegre, 15 de maio de 2018.
Imagem: Google
Edu Cezimbra

Nenhum comentário:

Postar um comentário