quarta-feira, 5 de junho de 2019

Alegria e Tristeza


Dona Tristeza é uma senhora bem conservada considerando sua idade avançada.

Alegria é uma jovem na flor da idade espalhando jovialidade por onde anda.

Raramente se encontram pois onde uma está a outra não se encontra...

Somente em ocasiões especiais se encontram; por exemplo, no pôr-do-sol, quando uma cruza com a outra.

- Boa tarde, Dona Tristeza, como tem passado?

- Boa tarde, senhorita Alegria, tenho passado bem triste...

- Vai desculpar, dona Tristeza, mas a senhora não sabe que águas passadas não movem  moinho?!

- Sei muito bem, minha filha, a minha tristeza é que não há mais moinhos movidos a água.

- Hahaha... muito boa essa piada!

- Piada é coisa de pinto, eu estou mais pro "canto do cisne", se é que me entendes...

- ?!?!?!...

- Desconfio que a jovem Alegria ainda não conhece o "canto do cisne"...

- Essa eu não conheço, dona Tristeza, mas sei outra muito boa!

- Não tem graça essas tuas piadas bobas...

- Que é isso?!! Deixa a tristeza pra lá!!!

- Muito engraçadinha, fazendo piada com a desgraça alheia...

- Ai, desculpa, dona Tristeza, só queria alegrar a senhora!

- Alegria, tu és muito nova, mas um dia vais saber que "tristeza não tem fim, felicidade sim"...

- Que tristeza, isso, mas dito assim é bonito, Dona Tristeza.

Depois, quando o sol se põe e a noite borra as nuances róseas e lilases do poente, a Alegria e a Tristeza não se falam mais... 



Porto Alegre, 5 de junho de 2019.

Imagem: Claude Monet, Pinterest

Edu Cezimbra




Nenhum comentário:

Postar um comentário