O que diria um homem bastante acostumado a conviver com muitas mulheres em grupos de estudos e trabalhos? Absoluta fez esta questão a Eduardo Cezimbra, ambientalista e dentista homeopata.
Resultado: Eduardo gerou esse belíssimo mosaico de referências e lições a serviço da revolução integradora e silenciosa que mulheres e homens interessados na cura planetária estão realizando. Ricardo Martins, editor de ABSOLUTA.
“As mulheres eram respeitadas e veneradas e Deus era Deusa.”
Escrevo este artigo com a memória repleta de experiências pessoais.
Passam pela minha frente centenas de rostos de mulheres. Rostos – e corpos – de mulheres de todas as etnias – e almas, mentes e espíritos – manifestadas na diversidade de sistemas de crença.
Mulheres com quem junto participei de campanhas sindicais e político-partidárias, mulheres dos cursos de terapias, mulheres da formação holística. Estas, numa proporção de 5 mulheres para cada homem na minha turma!
Aquelas, ainda minoritárias, mas atuantes em grupos como o Luta Maria! no vale do Rio dos Sinos, marcando posição – e como marcavam – em cima, alertando para as atitudes e piadas machistas dos sindicalistas e militantes partidários. Muitas vezes, atitudes e comentários inconscientes do seu caráter machista e preconceituoso por parte de nós, homens…
Eram diretas, fortes, às vezes agressivas, mas muito me ajudaram a ir rompendo com este sistema milenar de crença patriarcal.
Trago a inesquecível lembrança do seminário Integração Feminino e Masculino, com May East e Craig Gibsone, de Findhorn e da Rede Global de Ecovilas, na formação holística… Ouvir os gritos ancestrais das mulheres e dos homens é impactante!
Os homens com seus uivos e guinchos.
Os das mulheres, os gritos das dores do parto da humanidade, de arrepiar e assustar a maioria dos homens presentes, que mergulharam na vivência aterradora do ataque das Amazonas ou das mulheres dionisíacas, destroçando os homens, seus maridos, que zombavam do Deus de aspecto afeminado e bonachão… Eu, sinceramente, não me assustei, talvez por já ter passado pela militância política feminista do Luta Maria!.
Publicado originalmente em Ecologia dos Saberes (clique aqui para ler mais)
Porto Alegre, 19 de maio de 2021.
Imagem: Vania Pierozan
Edu Cezimbra
Nenhum comentário:
Postar um comentário